segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

TEREMOS UM NOVO CALENDÁRIO

Confesso aos irmãos e irmãs que não entendo muito a expressão Reveillon, mas prefiro mesmo a expressão Noite de Ano. É isso mesmo, no dia 31 de dezembro de 2010, é Noite de Ano e estamos nós aqui, para rompermos o ano juntos (as). O interessante é que a partir da meia noite já estaremos no novo ano: 2011. Daí então, a necessidade de utilizarmos um novo calendário. Desse modo, procuraremos compreender um pouco porque estaremos comemorando o Ano Novo e outros povos não.
 Vamos começar analisando o termo, em seguida, mergulhar na história. Pois bem, a palavra vem do vocábulo latino Kalendae, que deriva da raiz grega kal, que significa chamar. Kalendae é o primeiro dia do Mês Lunar (baseado nas fases da lua, nasce entre os povos de vida nômade). A palavra Kalendarium entre os romanos, era o registro no qual os banqueiros anotavam os juros correspondentes aos empréstimos no primeiro dia de cada mês. Kalendarium passou a significar a tabela das datas importantes do ano.

Existe um total de 21 calendários em todo o mundo, desde o calendário lunar, passando pelo romano, judaico e universal. Vale salientar que o nosso calendário aceito também por vários países, é de origem romana. O primeiro calendário romano foi criado por Rômulo em 753 a.C, ano de fundação de Roma, baseado no calendário egípcio que era um calendário lunar. Mas, no ano de 46 a.C, o imperador Júlio César reformou o calendário romano, para uniformizar os calendários diferentes usados pelos territórios ocupados pelos romanos, introduziu o calendário Juliano, de doze meses, no qual a cada 3 anos, de 365 dias, seguia outro de 366 dias (ano bissexto).

Assim, o ano Juliano tem em média, 365, 25 dias. Então 01 de março no calendário romano, que era o 1° dia do ano, passou para 01 de janeiro na reforma de Juliano, por causa da primavera. Vale ressaltar que só com a reforma gregoriana (15 de outubro de 1582), se estabeleceu o 01 de janeiro para o começo do ano.
No entanto, nos séculos XIV, XV e XVI, usaram-se indiferentemente as datas de 25 de dezembro ou de 01 de janeiro para o começo do ano, embora esta última tivesse predominado. Até o século XIV, o Ano Novo começava em 25 de março (ANUN-CIAÇÃO).
Desde o Século V, vigorou a chamada Era de Espanha ou hispânica, Gótica, de Augusto César, usada nos mais antigos documentos dos arquivos portugueses. Começava no dia 1° de janeiro do ano 38 a.C, ano 716 da fundação de Roma. É a chamada Era de Espanha, comemorando a conquista definitiva da Península pelos romanos e a introdução nela, do calendário Juliano.

Precede 38 anos ao ano de nascimento de Cristo - o primeiro da Era Cristã - coincide com o ano 39 da Era de Espanha. Para converter, pois, a Era de Espanha ou de César, à do nascimento, é preciso tirar daquela, 38 anos, restando 1, assim, em Cristo, seu nascimento, a contagem vigora, portanto, ano 1° da Era Cristã, a partir do nascimento de Jesus. Do ponto de vista histórico, percebe-se que em 22 de agosto de 1460, ano da Era Juliana, em Portugal, D. João I, ordenou que daí em diante se passasse a usar o ano do nascimento de Cristo como ano do começo ou referência, substituindo assim, a Era de César, passando a ser a Era de Cristo. Assim, o dia a seguir deixaria de ser o 16 de agosto de 1460 - Era Juliana, para ser o 16 de agosto de 1422 – Era de Cristo, ano do nascimento. Esta mudança já tinha sido efetuada nos séculos XII e XIII. Confessamos aqui, não ser tarefa fácil traçar de maneira simples e facilmente compreensível uma análise a respeito do nosso calendário. Não obstante, uma mudança ou como queiram uma reforma de calendário é um evento transcendental em qualquer cultura. Conforme vimos, a aceitação do calendário gregoriano, como um sistema padronizado, mesmo no considerado mundo cristão, demorou vários séculos.

E hoje, ele está sendo usado mais por um comodismo econômico do que social. Pois bem, o ano de 2010 está chegando ao fim, daqui a pouco começa um novo ano, teremos um novo calendário, uma nova agenda, 2011 vem por aí, é o ano 2011 da Era Cristã, estamos em pleno Século XXI.

Pois bem, aqui procuramos escrever um pouco a respeito do nosso calendário, da nossa era que, diga-se de passagem, é diferente de muitos países mundo afora. Desde já, desejamos à todos e à todas um excelente 2011, cheio de conquistas e realizações. Um 2011 mesmo. Paz!

Adriano Trajano
Pastor da Igreja Batista em Chã Preta/AL
http://www.pastoradrianotrajano.blogspot.com/

Sites consultados:
http://www.mat.uc.pt/~helios/Mestre/H01orige.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Calend%C3%A1rio_romano
http://www.infoescola.com/historia/calendarios-romanos/
http://educacao.uol.com.br/historia/ult1685u275.jhtm
http://www.arscientia.com.br/materia/ver_materia.php?id_materia=342

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, pois é de suma importancia a sua opinião. Continue conosco. Deus te abençoe.

Receba os artigos deste blog por email se cadastrando gratuitamente

Digite seu endereço de e-mail:

Delivered by FeedBurner

25 anos da PIBBANS II