quinta-feira, 15 de abril de 2010

Visão Além do Alcance

2 Reis 6:8-17

Quando era adolescente eu gostava de assistir a um desenho que passava na tv: era o desenho dos Thander Cats. Nele, Lion, o líder do grupo, tinha uma espada muito interessante, a espada justiceira que lhe dava visão além do alcance.


Assim, quando algum inimigo planejava atacar a sua fortaleza ou quando um dos seus companheiros estava em apuros, ele conseguia ver através da espada. Por conta disso, podia se antecipar na defesa ou prestar auxílio imediato aos amigos.

Quem não gostaria de ter uma espada como esta? A boa notícia é que nós, cristãos, temos a “espada justiceira” que nos dá visão além do alcance: a Bíblia Sagrada!

Visão além do alcance por meio da fé
O texto de Hebreus 11:1 traz uma definição bíblica de fé. Ele diz que “a fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver” (NTLH). Posso acrescentar dizendo: não podemos ver com a visão natural, mas podemos ver com a visão espiritual.

Então, a fé é a poderosa “lente” da “espada” que nos capacita a enxergar além, que nos capacita a ver o que as pessoas com visão natural não podem ver. Desse modo, quando essas pessoas estão desesperadas, perdendo a esperança, desistindo, parando, nós prosseguimos, com a plena certeza de que vamos receber o que esperamos, porque estamos vendo além.

Há uma propaganda na tv que ilustra bem esta afirmação. É a propaganda das pilhas “duracel”; você já viu? Na tal propaganda aparecem uns bonequinhos competindo: uns usam pilhas duracel, outros usam outra marca de pilha. Na disputa, os que usam as pilhas duracel prosseguem enquanto os outros param e ficam para trás, por mais que tentem e se esforcem. Essa “pilha”, essa capacitação para ver e ir além, eu chamo de fé.

A visão natural e a espiritual

Nosso texto base mostra a nítida diferença entre o que tem a visão espiritual e o que tem a visão meramente humana.

a. O servo de Eliseu tinha uma visão meramente humana. Observe que com a visão natural ele vê apenas o exército inimigo e um grande problema (v. 15b). E, por conta dessa visão humana se assusta, se acovarda, se desespera e não vê saída. Fica amedrontado, cheio de ansiedade, temor e sentimento de derrota.

b. Eliseu tinha uma visão espiritual. Observe que a visão espiritual permite a ele ver, não o exército inimigo, mas o exército de anjos prontos para pelejar por ele. Assim, ele pôde descansar no seu Deus. Sua visão espiritual produziu paz, confiança, coragem, e o levou a alcançar a vitória.

Seja sincero: qual dos dois representa melhor a sua vida hoje? Talvez você precise orar, como Eliseu orou pelo seu servo, pedindo ao Senhor para que abra a sua visão espiritual. Só assim você vai conseguir mudar o foco: do inimigo que te cerca, para o Senhor que te protege. Só assim você vai chegar além; só assim você vencerá.

Contrastando a visão natural com a espiritual

Cito agora alguns exemplos bíblicos de pessoas que venceram por meio da fé. Através deles vamos entender como puderam ver e ir além, aqueles que tinham a visão além do alcance, a visão espiritual, a visão da fé.

a. Os filhos de Jacó viam um irmão sonhador. José, vislumbrava o dia em que todos se ajoelhariam diante dele. Por causa destes sonhos, desta visão, ele salvou o mundo.

b. A filha de Faraó via, descendo às margens do Nilo, um pequeno bebê em um cestinho betumado. Os pais e a irmã de Moisés viam aquele que os libertaria da escravidão.

c. O povo de Israel, quando saía do Egito, viu o exército de Faraó vindo em sua perseguição. Olhou para os lados e só via as montanhas. Olhou para frente e lá estava o Mar Vermelho. Então, temeram. Pensaram que este seria o fim da sua trajetória, do seu sonho. Entretanto, Moisés, seu líder, via um caminho sendo aberto por Deus no meio do mar.

d. No deserto, Deus mandou Moisés enviar doze espias para avaliar a terra que iriam conquistar (Números 13 e 14). Após 40 dias eles voltam trazendo um relatório. Dez deles relataram que tinham visto gigantes; relataram que o sonho de conquistar a terra era impossível. Por conta da sua incredulidade eles levaram o povo a murmurar contra Deus. Todos foram condenados a peregrinar 40 anos pelo deserto, até morrer, sem entrar na terra prometida. Porém, dois deles, Josué e Calebe, viram algo totalmente diferente. Eles viram uma terra farta e maravilhosa, com frutos enormes, que daria para alimentar o seu povo. Eles tinham certeza de que o seu Deus lhes daria vitória sobre aqueles inimigos. Por causa desta fé, desta visão, foram os únicos dos doze a serem poupados; os únicos que puderam entrar na terra prometida.

e. O ajudante de Elias via uma pequena nuvem do tamanho da mão de um homem. Elias, via uma grande chuva, o fim da seca e da escassez, e a prosperidade que adviria sobre o seu povo (1 Reis 18:41-45).

f. Enquanto o exército de Israel via um gigante que lhes desafiava, amedrontava, aterrorizava e tirava o sono, Davi via a oportunidade do Deus a quem servia ser glorificado e honrado (1 Samuel 17:45-47).

g. Os discípulos de Jesus viam uma multidão faminta, uns trocados na bolsa e alguns pães e peixes. Jesus via a oportunidade de ensinar e alimentar uma multidão.

h. As pessoas viam um sepulcro no qual estava o corpo do falecido Lázaro. Jesus, via a oportunidade de Deus manifestar a sua glória. E somente uma pedra o atrapalhava.

O que leva pessoas a olharem na mesma direção ou a estarem no mesmo lugar e verem coisas diferentes? A visão espiritual, a visão além do alcance, a visão de fé.
Eu poderia citar ainda uma infinidade de outros exemplos: da Bíblia, da história da Igreja e da história secular, de pessoas que acreditaram e venceram. Porém, creio que os exemplos citados são suficientes para te levarem a se perguntar sobre qual a visão que você tem desenvolvido.
Todos os gigantes e heróis de Deus foram homens de grande fé e visão espiritual. Qual tem sido a sua visão? A boa notícia é que o Senhor pode abrir a sua visão.

O Senhor pode abrir nossa visão espiritual

É possível ser discípulo de Jesus e não enxergar as realidades espirituais. Lembra-se do servo de Eliseu? Mas, o mesmo Senhor que tirou a visão dos soldados sírios, abriu-lhe a visão espiritual (v.17). É Ele quem dá vista aos cegos, restaura a visão e responde as orações.
Há uma última história bíblica que gostaria de compartilhar. É a história dos dois discípulos no caminho de Emaús (Lucas 24:13-32). Enquanto caminhavam, os dois falavam sobre a morte de Jesus. Eles andavam tristes, cabisbaixos, derrotados, pois haviam perdido a esperança.
Então, o Senhor aparece e começa a conversar e a caminhar ao lado deles. Mas eles estavam tão cegos que não reconheceram a Jesus; e continuaram tristes e derrotados. É possível caminhar com Jesus sem o reconhecer, e seguir pela vida cabisbaixo, derrotado, centrado nos problemas, vencido pelas circunstâncias.
Mas o Senhor abriu os olhos daqueles discípulos (v. 31), e eles o reconheceram. Eles viram ao Senhor ressuscitado, glorioso, vencedor, e ficaram felizes e com o coração abrasado.
Talvez o que esteja te faltando é ter os olhos espirituais abertos para contemplar o Senhor que caminha ao seu lado.

Conclusão: Quantos têm visto em casa um marido cachaceiro, um filho drogado, a grande dívida, o desemprego, a enfermidade, o pequeno salário? Mas será que é isso que o Senhor está vendo? É isso que Ele quer que você veja?
Não está na hora de, em nome dele, você começar a ver: uma família transformada, um casamento restaurado, a porta de um trabalho se abrindo, a cura do Senhor chegando?
Quantos têm visto a pequena célula, a pequena igreja, o pequeno ministério? Mas será que é isso que o Senhor está vendo? É isso que Ele quer que você veja?
Não está na hora de pedir ao Senhor que abriu os olhos do servo de Eliseu e dos dois discípulos do caminho de Emaús, para que abra também os seus olhos espirituais? Para te dar a visão além do alcance? Ele quer mudar o seu foco. Quer te fazer ver as oportunidades e os milagres; não o inimigo e os problemas.
É bom que você saiba que nós nunca seremos maiores do que aquilo que podemos sonhar. Nós nunca chegaremos além de onde os nossos olhos podem enxergar.
Então, comece a sonhar grande como José, a ser valente como Davi, a enxergar como Eliseu. Comece a contemplar a cura, a vitória, a restauração da sua família, a salvação do Senhor que chega até você. Comece a contemplar o Senhor que peleja por você.
Ele quer enxugar dos seus olhos toda a lágrima. Ele quer te dar a visão além do alcance, que vem por meio da espada do Espírito. Para que você possa se antecipar ao inimigo, ver além das circunstâncias e ser um vencedor. Assim, nada, nem ninguém, poderá te deter.

Por Jair Souza Leal - autor do livro “Milagres – Como Alcançá-los”.

Fonte: http://www.semearfe.com/mensagens.htm#

Um comentário:

Obrigado pelo seu comentário, pois é de suma importancia a sua opinião. Continue conosco. Deus te abençoe.

Receba os artigos deste blog por email se cadastrando gratuitamente

Digite seu endereço de e-mail:

Delivered by FeedBurner

25 anos da PIBBANS II