terça-feira, 9 de novembro de 2010

O MILAGRE DA PARTILHA

Quero pensar com os irmãos e irmãs o texto impresso no Evangelho segundo Marcos, cap. 6 e vers. 30-44. O presente texto fala acerca da primeira multiplicação dos pães. Intercalando os milagres, leremos também a passagem do mesmo Evangelho, desta vez, no cap. 8 e vers. 1-9. Percebam, conforme as referidas leituras, que o milagre da partilha ocorreu por duas vezes.

É Interessante atentar para as duas vezes da ocorrência. É como se nosso Galileu estivesse relembrando seus seguidores e seguidoras acerca da prática da partilha. Jesus exclama por duas vezes: “Dai-lhes vós de comer”. Notem que a preocupação do mestre vai além dos ensinamentos, das palavras evangélicas, do discurso religioso.

O Nazareno apresenta pães e peixes, ou seja, apresenta alimento para as multidões, para as famílias necessitadas de pão. Percebam que a preocupação do Nazareno vai além do que é oferecido pelas nossas igrejas que, em sua maioria, não vai além de pregações proselitistas, ou melhor, “venha pra cá, pra salvar sua ALMA do fogo do inferno”.

Jesus se preocupa com a fome e cansaço do povo. Ele mesmo declarou certa vez que seu jugo é suave e seu fardo é leve, diferentemente daquilo que nossas igrejas impõem para seus fieis. O apóstolo Paulo também nos ensina acerca dos fardos ou cargas, ensinando que deveremos levar os fardos uns dos outros, ou seja, ajuda mútua, partilha, amizade e preocupação com o semelhante.

Os pães e peixes aqui, além de alimentar o povo, sobejaram para outras pessoas ainda não saciadas. Sempre ouvi aquela velha ladainha no seio evangélico: “fazer caridade não leva ninguém pro céu, deixa isso pros espíritas e católicos piedosos”. Alguns mais fervorosos citam até versículos isolados e conclamados em seus púlpitos: “É pela fé..., é pela graça..., é pelo sangue... e não por obras terrenas”. Pois é, a preocupação da maioria das nossas igrejas é mesmo com o céu, com o além-terra.

Outro texto que pode ser intercalado com os de Marcos, está na primeira carta aos coríntios, cap. 12 e ver. 28, o qual nos apresenta a partilha, o socorro e a ajuda como sendo dom de Deus. Isto mesmo, dar de comer a quem tem fome, é dom de Deus, Ele se alegra com esse gesto simples e pouco praticado pelos seus representantes terrenos.

Precisamos ler mais a Bíblia e, acima de tudo, praticá-la no cotidiano da igreja. Sempre costumo ler o texto do Evangelho segundo Mateus, cap. 5 e vers. 6-7, o qual nos ensina sobre a prática da misericórdia e da justiça. O que mais nos chama a atenção é o ver. 10. Aprendemos aqui que só teremos parte no Reinado de Deus se formos amantes da JUSTIÇA, pois sem justiça, não há reino.

Assim, aprendemos com a Palavra de Deus que a partilha além de ser um dom de Deus, constitui-se um milagre na experiência humana do Sagrado. Que possamos ser um povo da partilha, um povo que ame seus semelhantes de verdade e deseje o melhor para eles. Assim seja!

Paz sobre nos!

Adriano Trajano
Pastor da Igreja Batista em Chã Preta/AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, pois é de suma importancia a sua opinião. Continue conosco. Deus te abençoe.

Receba os artigos deste blog por email se cadastrando gratuitamente

Digite seu endereço de e-mail:

Delivered by FeedBurner

25 anos da PIBBANS II