sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Abraão, um pai feliz

Abraão ainda se chamava Abrão quando Deus falou com ele, dizendo:
"Deixa a tua terra e a tua família, o teu povo, e vai para a terra onde eu te levar. Farei que sejas pai de uma grande nação. Abençoar-te-ei e tornarei o teu nome famoso. E tu próprio serás uma bênção para muitos outros. - Gênesis 12.01-02-03, versão: Bíblia Gateway, Português, O livro.
 Abençoarei todos os que te fizerem bem; mas amaldiçoarei os que te fizerem mal. E por teu intermédio serão abençoados todos os povos da Terra".

Que surpresa foi essa revelação para um homem que não tinha nenhum filho! Sim, porque Sarai, sua

esposa, era estéril. Mas não há nada que possa impedir o agir de Deus, muito menos algo como a esterilidade.

Algum tempo se passou. Abrão ainda não tinha filhos. Também não era mais jovem, nem sua esposa Sarai. Mas a promessa de Deus estava em pé! Deus o lembrou disso:

"O Senhor trouxe-o para fora de casa, sob o céu estrelado, e disse-lhe: 'Olha para o firmamento e vê se podes contar as estrelas. Pois assim será a tua descendência; serão tantos que nem se poderão contar!'". Gênesis 15.05, versão: Bíblia Gateway, Português, O livro.

Talvez por falta de entendimento do que o Senhor Deus havia dito, ou movida por uma grande aflição, Sarai deu à Abrão sua criada egípcia, para lhe dar filhos. Mas não era assim que Deus havia planejado trabalhar.

Abrão não fora escolhido para ser pai apenas de uma ou algumas crianças. Ele ia se tornar "Abraão, o pai das nações". "Quanto a mim, eis o meu concerto contigo é, e serás o pai de uma multidão de nações. E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai da multidão de nações te tenho posto". Gênesis 17.04-05, versão: João Ferreira de Almeida, Revista e corrigida.

Os planos de Deus para Sarai também eram maiores. "Disse Deus mais a Abraão: A Sarai, tua mulher, não chamarás mais pelo nome de Sarai, mas Sara será o seu nome. Porque eu hei de a abençoar e te hei de dar a ti dela um filho; e a abençoarei, e será mãe das nações; reis de povos sairão dela". Gênesis 17.15-16, versão: João Ferreira de Almeida, Revista e corrigida. Mas Abraão só conseguia pensar em como aquilo poderia acontecer, se ele já tinha cem anos, e sua esposa noventa. Pensou que Deus se referia a Ismael, o filho que ele havia tido com a criada de Sara.

"'Não!', insistiu Deus. 'Não é isso que te estou a dizer. Sara, a tua mulher, dará à luz um filho. E o nome que lhe vais dar será Isaque. E estabelecerei o meu acordo com ele, para sempre, assim como com os seus descendentes'". Gênesis 17.19, versão: Bíblia Gateway, Português, O livro.

"O meu concerto, porém, estabelecerei com Isaque, o qual Sara te dará neste tempo determinado, no ano seguinte". Gênesis 17.21, versão: João Ferreira de Almeida, Revista e corrigida.

O filho viria! O filho tão esperado! O filho da promessa de Deus!

Um pouco mais de tempo se passou. Como estariam os corações de Abraão e Sara? Não é difícil imaginar... Tristes, divididos entre crer e duvidar. Mas Deus não os tinha abandonado! Estava chegando a hora da promessa se concretizar!

Deus visitou Abraão através de três anjos. "Mais tarde o Senhor apareceu-lhe outra vez enquanto continuava a viver nos carvalhais de Mamre. E foi desta maneira: Numa tarde quente, quando estava sentado à entrada da tenda, ao erguer os olhos viu três homens que vinham na sua direção. Apressou-se a ir-lhes ao encontro, acolhendo-os com cordialidade: 'Peço-vos que não continuem o caminho sem descansarem aqui um pouco à sombra desta árvore. Vou trazer-vos água para refrescarem os pés, e alguma coisa que comam e vos ajude a refazer as forças. Depois poderão prosseguir viagem'. 'Está bem. Faz assim como disseste', responderam-lhe". Gênesis 18.1-5, versão: Bíblia Gateway, Português, O livro.

Enquanto os anjos comiam, perguntaram por Sara. "Eles perguntaram-lhe: 'Onde é que está Sara, a tua mulher?'. 'Na tenda', respondeu. E o Senhor disse-lhe: 'Fica sabendo que para o ano que vem, dar-vos-ei, a ti e a Sara, um filho'. Sara estava a ouvir à entrada da tenda, por detrás dele. Abraão e Sara eram ambos já bastante idosos. E Sara até havia já há muito tempo que tinha cessado o costume das mulheres, que tinha passado o tempo em que podia ter filhos. Por isso começou a rir-se para consigo e a pensar: 'O quê? Uma mulher da minha idade poder ainda ter a alegria de lhe nascer um menino? Tanto mais com um marido já tão velho como o meu!'. Mas o Senhor disse a Abraão: 'Por que é que Sara se riu? Por que é que ela está a pensar que uma mulher como ela já não pode ter filhos? Para Deus haverá alguma coisa que seja muito difícil de fazer?* Não te esqueças portanto de que no próximo ano, tal como te disse, Sara há-de ter um filho'. Gênesis 18.09-14, versão: Bíblia Gateway, Português, O livro. "Portanto o Senhor fez conforme tinha prometido. Sara ainda que fosse já uma mulher idosa ficou grávida e deu um filho a Abraão, na altura que o Senhor lhes tinha indicado. Abraão pôs-lhe o nome de Isaque." Gênesis 21.01-02, versão: Bíblia Gateway, Português, O livro. "E Sara declarou: Deus fez com que eu me risse! E todos os que souberem o que me aconteceu hão-de alegrar-se comigo! Porque, quem havia de sonhar sequer que eu podia vir a ter um menino? E a verdade é que acabo de dar um filho a Abraão, já em plena velhice!", Gênesis 21.06-07, versão: Bíblia Gateway, Português, O livro.

Para quem queria apenas um filho, que grande presente foi receber nações inteiras, da qual eu e você fazemos parte hoje, como filhos de Deus! Somos descentes de Abraão na fé, guiados pelo mesmo Deus soberano e único, que mantém suas promessas até o último momento de realizá-las!

Glórias à Deus! Podemos crer, Ele cumpre Suas promessas! Podemos confiar! Mesmo quando parece não existir um meio para que isso aconteça; Deus cria possibilidade onde não tem!

Não precisamos nos preocupar com as dimensões, porque os planos de Deus são maiores do que os nossos. O agir é com Ele! Devemos nos conter, descansar, para não nos precipitarmos a criarmos situações e sofrimentos desnecessários.

Não importa quanto tempo tenha se passado, e não importa quanto tempo mais passe... Deus não nos abandona! Em nenhum momento Ele nos deixa! Faz questão de nos lembrar que Suas promessas estão em pé, através de Sua palavra, e de pessoas usadas por Ele.

Sim, as promessas de Deus estão em pé! Vão se realizar! Vão se concretizar! Tudo o que Ele disse está firmado, não desapareceu. Seja em qual situação for, independente do que achemos possível ou não. Ele mesmo já nos respondeu: Para Deus haverá alguma coisa que seja muito difícil de fazer?*
Nem sequer a esterilidade, ou a velhice, anularam o Seu agir.

No amor de Jesus,

Jacqueline Collodo Gomes
Fonte: http://www.vivavidacomjesus.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, pois é de suma importancia a sua opinião. Continue conosco. Deus te abençoe.

Receba os artigos deste blog por email se cadastrando gratuitamente

Digite seu endereço de e-mail:

Delivered by FeedBurner

25 anos da PIBBANS II