quinta-feira, 15 de abril de 2010

Não subestime o inimigo!


Ref:. Josué 7

Neste texto temos muitas lições maravilhosas para a nossa vida. Quero compartilhar com você algumas vitórias que poderão sobrevir as nossas vidas se vigiarmos.


Iª lição: Israel havia experimentado um grande milagre

As muralhas de Jericó haviam caído no chão. A base da muralha eram pedras gigantescas do tamanho de uma Kombi e aquela muralha caiu, por causa do poder de Deus.

Israel estava regozijante com a vitória, mas havia uma cidadezinha que se interpunha entre Canaã e o povo de de Deus- a cidade de AI.

Josué falou aos espias que fossem analisar o povo e caso oferecessem resistência, seriam destruídos. Os espias foram e voltaram dizendo que Ai era uma cidade com um povo muito fraco e que três mil homens dariam conta do recado.

Israel desceu para pulverizar o povo daquela cidadezinha, só que não aconteceu como eles imaginavam...

O povo de Ai matou 36 soldados de Israel e se levantaram contra eles com valentia, os pondo pra correr.

A noticia chegou para Josué – Como pode depois de uma grande vitória, o exército de Israel passar por uma vergonha dessa? E Josué se põe a lamentar: “Por quê, aconteceu isso Senhor, por quê?”

Irmão, depois de uma grande vitória, não podemos relaxar a nossa guarda, abaixar a nossa vigilância. Não podemos pensar que os inimigos já estão vencidos e tratá-los com menosprezo.

Quando compreendermos isso, seremos bem sucedidos. É preciso dobrar a vigilância, não se brinca com inimigos.

Todas as vezes que a Igreja Batista Getsêmani, tem uma grande festa, uma grande cruzada, um grande culto de poder, uma conferência, dobramos a vigilância na oração. Nós não brincamos – dobramos a vigilância.

Muitas pessoas fazem como Israel – por causa de uma grande bênção deixam de vigiar e grupos pequenos os neutralizam.

Seu filho entrou para a faculdade? Procure saber o que acontece com ele, se interesse, veja quem são as amizades....

Seu filho casou? Não deixe de orar por eles, jejuar....

Fechou um grande negócio? Não se esqueça que o inimigo não está de folga!

Israel orou, buscou e as muralhas caíram e logo depois subestimou o inimigo e mandou um grupinho para ir contra Ai. Não houve uma estratégia de guerra, preocupação... e agora vemos Josué e Israel chorando.

Deus disse a Josué: “Levanta-te, não abençoei vocês porque há pecado no meio do povo e não me buscaram...” Vs 10.

IIª lição: Deus nunca exige de nós o que Ele não nos ensinou

Deus não nos cobra o que não nos ensinou ou capacitou, mas depois que Ele nos ensina, Ele nos cobra. Poderemos ser mais instrumentos de Deus se obedecermos ao Senhor.

Deus havia dito a Israel que não era para pegar ouro e prata dos inimigos pra si e sim levá-los para a casa de Deus, porque a vitória não é individual é de todos.

Deus não queria um exército mercenário! Cap 6. Os despojos eram pra ser levados para a casa do Senhor e Deus disse a Josué que Israel havia pecado (Vs 11)

Deus não abençoa coisas erradas.

Ser cristão não é fácil, ser filho do diabo é fácil! Não vamos levar para o céu tudo o que queremos, a porta é estreita. Não dá pra passar com tudo o que queremos.

Quando erramos é como se estivéssemos atando as mãos de Deus. É certo que as misericórdias de Deus se renovam a cada manhã, mas não podemos brincar com o pecado.

É melhor não ter pregação, músicos, trabalhadores, se as vidas estiverem cheias de pecado.

Quem sustenta a obra é o Senhor, o Santo de Israel!

IIIª Lição: Não culpe a Deus e pare de chorar

Deus não aceita ser chamado de errado, porque Ele nunca está errado! Queixe-se cada um dos seus próprios erros!

Não sei qual é a sua luta, ou problema, mas nunca acuse Deus! Se as coisas não estão acontecendo, os errados somos nós! É necessário fechar as brechas, porque o maior prazer de Deus é nos abençoar, estender as mãos e abrir portas.

Deus tem o poder de fazer do humilhado, exaltado!

Se estamos sofrendo alguma situação difícil, ou Deus está nos treinando, ou estamos errando.

IVª Lição: Deus não nos trata como bêbes. Ele nos trata como homens

Deus requer de nós responsabilidade! Como Ele poderá nos usar como instrumentos, se agirmos como bêbes e não fizermos por onde?

Deus não nos trata como bibelôs. Não podemos ficar ameaçando Deus! “Deus se o Senhor não me der isso, eu abandono o Senhor!” Não. Louve ao Senhor, glorifique o nome d’Ele.

Se gastarmos tempo com Deus, não precisaremos gastar tempo com os nossos problemas do lado de fora.

Logo depois que o Senhor disse a Josué a raíz do mal, ele tirou o anátema, a maldição e procurou saber quem havia feito o erro, quem havia pegado o ouro, a prata dos inimigos... ninguém confessava e então ele fez cair por sorte e ficou uma pessoa – Acã e Josué perguntou: “Porque você fez isso?” Cap 7.19.

Josué descobriu a razão do problema. Foram a tenda de Acã e ele foi apedrejado! E o exército de Israel voltou a Ai e pulverizou os inimigos!

Irmão, tire a anátema de dentro da sua casa e você será vitorioso em todos os teus caminhos!

Mensagem ministrada no mês de junho na Igreja Batista Getsêmani.

Edição: Renata G. Santana
Comunicação Getsêmani


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, pois é de suma importancia a sua opinião. Continue conosco. Deus te abençoe.

Receba os artigos deste blog por email se cadastrando gratuitamente

Digite seu endereço de e-mail:

Delivered by FeedBurner

25 anos da PIBBANS II