domingo, 20 de março de 2011

ESPERANÇA NAS ADVERSIDADES

Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação. O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas (Habacuque. 3. 17-19).

Geralmente muitos cristãos e cristãs tendem a buscar mais os milagres que o Senhor dos milagres. Infelizmente o campo religioso brasileiro, principalmente protestante, tende a oferecer milagres e mais milagres aos cristãos fervorosos, carentes de tudo, principalmente de alegria interior.

Aprendemos com as palavras simples do profeta Habacuque que o mais importante é buscar sempre o Senhor nosso Deus, sem hesitar. Para ele, buscar a Deus constitui-se o remédio para as dores da alma, mesmo sabendo das provações que teremos que enfrentar na caminhada da vida.

Muitas são as adversidades que enfrentamos nesta longa estrada da vida. Às vezes pensamos em desistir, jogar tudo para o alto, atirar pedras em tudo e em todos, duvidar do agir do nosso Deus, murmurar sempre, blasfemar e até mesmo, pensar em tirar nossa própria vida. Mas, é justamente neste poço de adversidades que a esperança no Deus de milagres deve prevalecer.

A fala do profeta nos proporciona perseverança, ânimo, vontade de viver, alegria de prosseguir na caminhada, fé sem pestanejar, confiança no Deus que nunca falha, firmeza nas promessas do Deus que zela pela sua palavra a fim de cumpri-la na vida de quem nunca desiste do milagre almejado.

Nosso Deus nos enche de vitalidade e esperança, pois a esperança nunca morre tampouco, nos decepciona, pelo contrário, nos motiva sempre, enxugando nossas lágrimas derramadas e firmando nossos passos na força do Senhor nosso Deus.

Mesmo perdendo tudo e afogados em tristezas que parecem não ter fim, Deus permanece fiel, cheio de esperança para seus filhos e filhas. O trecho citado acima nos ensina o seguinte:
a) A alegria vem do Senhor nosso Deus;
b) A força para prosseguir na caminhada também vem Dele;
c) A salvação está em Suas mãos;
d) Um futuro próspero depende Dele e
e) A Esperança que nunca morrerá.

Assim, mediante o exposto, aprendemos que apesar das lutas e desafios constantes que a vida cristã nos revela, nosso Deus permanece fiel para conosco, pois por maiores e mais difíceis que sejam as adversidades Ele sempre estará à nossa frente com braços de alegria, força, salvação, prosperidade e, acima de tudo, esperança de dias melhores. Aprendemos também que perseverar na esperança é de fundamental importância para uma vida cristã com sentido.


Cremos que a igreja de Cristo deve ser um espaço de esperança, de valores cristãos, de abrigo e apoio às pessoas tristes, vítimas das circunstâncias variáveis da vida. Local este que apresente o Deus dos milagres, o Senhor que cuida e que nos faz sentar em fortalezas inimagináveis.

Irmãos e irmãs, mesmo diante das lutas que enfrentamos, cada qual com suas particularidades singulares, sabemos que Deus permanece fiel para suprir todas as nossas necessidades, pois apesar do nosso tempo ser diferente do tempo de Deus, saibamos que Ele nunca nos decepcionará, basta ter esperança.
“Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração...” (Romanos. 12: 12).

Adriano Trajano
Pastor da Igreja Batista em Chã Preta/AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, pois é de suma importancia a sua opinião. Continue conosco. Deus te abençoe.

Receba os artigos deste blog por email se cadastrando gratuitamente

Digite seu endereço de e-mail:

Delivered by FeedBurner

25 anos da PIBBANS II