segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

SERÁ QUE JESUS ESTÁ VOLTANDO?

“Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares” (Mateus. 24: 7).
Diante da tragédia do Haiti assistida por todo o mundo, eu não poderia deixar de escrever algo sobre o assunto.

Nossa reflexão parte da premissa escatológica. Seria o fim dos tempos? Jesus está voltando? Está se cumprindo a profecia bíblica? São sinais da vinda do filho do homem? A tragédia do Haiti tem alguma ligação com a vinda de Cristo?

Tenho acompanhado atentamente as noticias acerca da situação dos nossos irmãos e irmãs haitianos. Segundo a Cruz Vermelha haitiana e agência da ONU, o número de mortos poderá chegar a 200 mil.

Para a minha surpresa, li uma reportagem sobre um pastor norte americano o qual afirmou que o terremoto que assolou o País Haiti foi conseqüência de pactos que setores da população fizeram com o diabo ou demônios.

A declaração extremamente absurda desse caro pastor e de muitos cristãos fundamentalistas, que atribuem essa tragédia ao diabo ou a vinda de Cristo, me deixam profundamente triste.

Nossas igrejas precisam aprender a pensar escatologicamente (Doutrina da vinda de Cristo) e, mais, precisam aprender a ler a Bíblia com responsabilidade e coerência.

Interessante notar que neste caso, a vinda de Cristo sempre se deu na história, pois se levarmos em conta esse pensamento estúpido, o qual aponta para possíveis sinais da sua vinda, logo caímos em contradição.

Quer dizer que Cristo estava preparado para voltar nos outros acontecimentos catastróficos da humanidade? Quer dizer que Cristo estava preparado para voltar após o valetão de mortos do Haiti? Onde está o Cristo? Onde está o cumprimento da profecia do Evangelho segundo Mateus. 24: 7?

Talvez os textos bíblicos que retratam um retorno iminente do Cristo, tenham se cumprido em Shaansi, China, 1556, 830 mil mortos; Calcutá, Índia, 1737, 300 mil mortos; Tangshan, China, 1976, 250 mil mortos; Kansu, China, 1920, 200 mil mortos; Kwanto, Japão, 1923, 143 mil mortos; Messina, Itália, 1908, 120 mil mortos; Chihli, China, 1290, 100 mil mortos; Shemakha, Azerbaijão, 1667, 80 mil mortos; Lisboa, Portugal, 1755, 70 mil mortos e Yungay, Peru, 1970, 66 mil mortos.

Em se tratando de Brasil, já soa a velha canção: “... moro num País tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza...” Neste caso a profecia bíblica não se cumpriria por aqui?

Contrariamente os dados mostram que no Brasil também ocorrem terremotos, veja só: São Paulo, 1922 – 5.1 pontos na escala Richter; Espírito Santo, 1955 – 6.3 pontos na escala Richter; Mato Grosso, 1955 – 6.6 pontos na escala Richter; Ceará, 1980 – 5.2 pontos na escala Richter; Amazonas, 1983 – 5.5 pontos na escala Richter; Rio Grande do Norte, 1986 – 5.1 pontos na escala Richter e Minas Gerais, 2007 – 4.9 pontos na escala Richter.

Será que Cristo esteve perto de voltar no Brasil? Será que Ele veio? Compreende-se que os terremotos, pestes, guerras e a fome, sempre estiveram presentes na humanidade.

Por que não trabalhar a doutrina teológica da escatologia em parceria com a geologia, meteorologia, em suma, com as Geociências? Acredita-se que nossa ciência teológica ficaria bem mais consistente e com sentido.

Pensar a volta de Cristo em detrimento da humanidade é agir inumanamente.

Olhar a miséria, bem como os eventos catastróficos do planeta e atribuí-los à volta do filho do homem, é deturpar os ensinamentos do Cristo que virá ou sempre está vindo.

Cabem às igrejas, guardiãs da volta do Cristo, esquecer por um momento esse retorno iminente e estender as mãos para os milhares de haitianos em total desolação.

Parte dos governos mundiais tem cumprido seu papel, e as igrejas, têm feito alguma coisa? Ao menos têm orado? Ao menos têm acompanhado aos noticiários?

Creio que Jesus Cristo perdoará a religião cristã por acrescentar palavras ao seu Evangelho. Tende piedade de nós!

Aos irmãos e irmãs haitianos e aos familiares dos brasileiros, nossas sinceras condolências e muita oração, é o que podemos oferecer no momento.

P.S.: Sobre terremotos no planeta, acesse:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_terremotos. Acesso em 15 de Janeiro de 2009.


Adriano Trajano

Pastor da Igreja Batista em Chã Preta/AL


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, pois é de suma importancia a sua opinião. Continue conosco. Deus te abençoe.

Receba os artigos deste blog por email se cadastrando gratuitamente

Digite seu endereço de e-mail:

Delivered by FeedBurner

25 anos da PIBBANS II