quarta-feira, 29 de julho de 2009

Por que isso é importante para mim?


Em julho, foram divulgadas na internet, cerca de 800 páginas do exemplar mais antigo da Bíblia. O composto é chamado de Codex Sinaiticus. Ele está todo em grego, sendo que o Antigo Testamento é a tradução da Septuaginta (primeira tradução feita do hebraico para o grego koiné) e o Novo Testamento está escrito em grego koiné (idioma local da época). No site www.codexsinaiticus.org (em inglês), é possível ver as fotos dessas páginas, o texto em grego e em alguns casos, a tradução do grego para o inglês.

Essa novidade me fascinou. No curso de Teologia, uma das matérias que eu mais gostei foi o grego bíblico, mas quando comecei o curso a maior curiosidade que eu tinha era saber como o cânone bíblico foi formado. Perguntava para mim mesma: como textos tão antigos foram preservados? Quem guardou os originais para que pudessem formar a Bíblia como a conhecemos hoje? Como defender a unicidade e a infalibilidade do Antigo e Novo Testamentos? Tais perguntas me perturbavam tanto que o primeiro trabalho que fiz, para a disciplina Geografia e Arqueologia Bíblica, foi sobre os manuscritos utilizados na composição do cânone bíblico.

Nunca duvidei da inspiração divina sobre os autores bíblicos, sobre a preservação dos textos e sua infalibilidade. Porém, não poderia ter uma fé sem fundamento. Precisava compreender como Deus agiu para preservar sua Palavra ao longo dos séculos. Além disso, como Pedro orientou, devo estar preparada para responder a qualquer pessoa que me pedir a razão da esperança que há em mim (I Pedro 3.15).

Tal orientação foi, e continua sendo, meu estímulo para o estudo da Palavra de Deus. Não existe nenhum tipo de conhecimento no mundo que seja mais importante do que o conhecimento da Palavra de Deus. É claro que é importante adquirir conhecimento, seja ele qual for, mas é na Bíblia que Deus se revela para nós, revela sua vontade, assim como também nos dá orientações. A fé, para salvação, vem através de ouvir a Palavra de Deus (Romanos 10.17), a mensagem sobre a vida, morte e ressurreição de Jesus.

Conhecer a Palavra de Deus é conhecer o próprio Deus, mesmo que não seja plenamente. Segundo Santo Agostinho, só podemos conhecer de Deus aquilo que Ele deseja revelar. E qual é sua fonte de revelação, senão a Bíblia? Existem controvérsias sobre a tradução da Bíblia? É óbvio que sim! Eis aí outro bom motivo para o estudo teológico. Contudo, tais controvérsias e divergências não descartam o fato de que a Bíblia é um livro divinamente inspirado, de que seus relatos são verdadeiros e de que suas partes formam um todo sem contradições.

Por que o Codex Sinaiticus é importante para mim? Porque concordo plenamente com a afirmação de Scot McKendrick, diretor de manuscritos ocidentais da Biblioteca Britânica, em Londres: “O Codex Sinaiticus é um dos maiores tesouros escritos do mundo”.

Primeiramente concordo, porque dá crédito à formação do cânone bíblico. Segundo, porque manifesta a ação de Deus na História, que por sua divina providência, permitiu que tais manuscritos não se perdessem. E por último, mas mais importante, porque é uma confirmação de que Deus é o mesmo ontem, hoje e será eternamente, e de que sua Palavra é viva e eficaz de tal forma que, céus e terra passarão, mas as suas palavras jamais passarão (Mateus 24.35).

Isso é importante para você também?

Desiree Froes Rocha
Gestão do Conhecimento
Fonte: http://missaoportasabertas.wordpress.com/page/3/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, pois é de suma importancia a sua opinião. Continue conosco. Deus te abençoe.

Receba os artigos deste blog por email se cadastrando gratuitamente

Digite seu endereço de e-mail:

Delivered by FeedBurner

25 anos da PIBBANS II