quarta-feira, 7 de julho de 2010

Uma Água Sem Preconceitos

Lendo a passagem do Evangelho de João cap. 4 e vers. 1- 30 logo sou incumbido de realizar a missão da água proposta por Jesus. De fato, servir a água de Jesus não constitui-se tarefa fácil, pois uma coisa é beber da água outra coisa é servir-la.

Partindo da premissa de que servir é uma coisa e beber é outra; é que torna-se possível redigir esse sermão e partilhar com os irmãos e irmãs neste momento.

O Senhor Jesus ensina-nos na leitura precitada que a água do reinado de Deus é uma água sem preconceitos; uma água que rompe todas as barreiras raciais, sociopolíticas, econômicas, culturais e religiosas.

Todos esses fatores estão explícitos na passagem de João cap. 4. Jesus vai além do contexto de sua época, faz questão de cair por terra todo e qualquer tipo de pré-julgamento principalmente religioso. Percebemos na leitura, cinco características principais para a caminhada da igreja:

1ª A água de Jesus é a da ilimitada (ver. 14). Em meio aos limites impostos pela sociedade, por exemplo, o da adoração, resta-nos, portanto, adorar sem imposições e sem discriminações religiosas, pois a fé vai além das meras tradições e legalismos religiosos;

2ª A água de Jesus é a da humildade (ver. 7). Por estarmos mergulhados em uma sociedade hipócrita e extremamente presunçosa, resta-nos, portanto, servir às pessoas, sendo mais humanos e menos religiosos;

3ª A água de Jesus é a da reconciliação (vers. 16-18). Diante de uma sociedade esfacelada e pragmática, resta-nos, portanto, valorizar e cultivar os relacionamentos e laços afetivos;

4ª A água de Jesus é a da adoração sincera, vinda do coração (ver. 24) Imbuídos em uma sociedade do mercado religioso e das agências da cura divina, resta-nos, portanto, buscar uma adoração com sentido e virtude;

5ª A água de Jesus é a da compreensão (ver. 29). Esta última característica conduz-nos a igreja ao diálogo sincero e honesto, longe de hipocrisia e falsidades em nome de Deus e da santa doutrina.

O presente texto bíblico rompe todo e qualquer tipo de barreira existente entre os humanos. Jesus apresenta claramente um Evangelho pautado na infinitude divina, humildade, reconciliação, adoração sincera e compreensão entre os humanos.

Eis a diferença de servir a água e bebê-la. Jesus ensina que é melhor beber da água, pois quem a bebe, nunca terá sede, ou seja, se tornará humano, gente de verdade, imagem e semelhança de Deus, pronto para viver a vida e cumprir a vontade do Pai.

Já quem estar apenas para servir desta água, a situação complica. Muitas igrejas parecem servir a água de Jesus, pois quem apenas a serve não provou do seu efeito existencial, nem tampouco, passou pelo crivo do amor e justiça divina.

Servir a água trata-se de uma tarefa bem mais cômoda e sem muitos compromissos. Enquanto beber da água de Jesus requer de nós renuncia e compromissos que nortearão nossa existência e que deixarão exemplos a serem seguidos pelas próximas gerações.

Que possamos beber da água de Jesus e aprender que ainda somos muito pequenos, falhos e preconceituosos com os samaritanos de hoje, muito bem representados, acredito, nas religiões afro brasileiras e nas chamadas seitas orientais. Senhor ensina-me a beber da tua água viva!

Adriano Trajano
Pastor da Igreja Batista em Chã Preta/AL

Fonte: http://www.pastoradrianotrajano.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, pois é de suma importancia a sua opinião. Continue conosco. Deus te abençoe.

Receba os artigos deste blog por email se cadastrando gratuitamente

Digite seu endereço de e-mail:

Delivered by FeedBurner

25 anos da PIBBANS II