segunda-feira, 12 de abril de 2010

O DESAFIO DE AMAR

Ao lermos a passagem bíblica de I João. 4:7-21 em particular, o versículo 12; logo somos conduzidos às palavras do apóstolo Paulo em I Coríntios 3:16 e 6:19, que faz-nos caminhar pelas páginas da Bíblia Sagrada onde somos atraídos (as) pelas cordas do amor de Deus.
No livro do profeta Oséas. 11:4, as cordas do amor de Deus laçam-nos de verdade e no Evangelho de João 15:13, o próprio Jesus de Nazaré, o Deus feito homem, nos ama muito e nos chama de amigos(as).
Em Apocalipse 2:4 a comunidade de éfeso alerta-nos acerca da total crise de perda desse amor. É preciso cuidar sempre do amor em nossos corações à semelhança de uma planta, é preciso cultivá-lo.

 Quando prosseguimos nossa caminhada bíblica, deparamo-nos com a passagem de I Coríntios 13 deixando-nos em crise psicológica e existencial ao mesmo tempo, pois a caminhada de fé acarreta em grandes e sucessivos desafios, um deles, viver intensamente o amor.
Além de sermos criaturas de Deus, fomos declarados (as) filhos (as) e, ainda, amigos (as) de Deus, salvos (as) pelo seu poder; feitos (as) novas criaturas aos quais foram declarados (as) moradas de Deus.

É bom lembrar que só seremos neste mundo reconhecidos (as) como pertencentes a Deus se vivermos em amor conforme solicita João 13:35. Do ponto de vista bíblico o amor é o nosso atributo moral e sumário de toda nossa retidão e vivência. De acordo com a Bíblia Sagrada, viver sem amor não faz sentido algum.

Quando amamos, damos evidência de que Deus está habitando em nós, através do seu Santo Espírito, estabelecendo em nós a comunhão e a reconciliação conforme expresso em II Coríntios 5:19.
De acordo com a carta aos Gálatas 5:6, aprendemos que a nossa fé opera pelo amor, bem como as demais qualidades morais e os dons de Deus colocados em nós, tornando-nos novas criaturas.

Alegra-nos saber com base em Romanos 13:8-11, que toda a Lei de Deus resume-se num só verbo: Amar. Se amarmos, logo guardaremos no coração a Bíblia Sagrada, nossa regra de fé e conduta. É comum ouvir muita gente falar que é muito difícil viver esse amor, mas é justamente o ser difícil que nos dá vigor e coragem para vencer as obras da nossa natureza de pecado e injustiças que tenta nos derrubar cotidianamente, conforme escreve o apóstolo Paulo em Gálatas 5:19-21.

Se fosse fácil andar com Jesus, a caminhada não tinha emoções, aventuras e altíssimos obstáculos para pularmos pela fé que opera em nós pelo amor. Observe que no inicio da caminhada de Jesus, Ele deixou bem claro: “Tende bom ânimo...”.Precisamos crer que aquilo que não queremos de ruim para nós e, nem para os nossos filhos, não devemos desejar para o “outro”.

Nunca devemos colocar nenhuma pedra por menor que seja no caminho do nosso semelhante a fim de que ele tropece; pelo contrário, devemos ajudá-lo a carregar a sua cruz, talvez, muito mais pesada do que a cruz nossa de cada dia. Como está escrito no Evangelho de Lucas 23:26 e Mateus 10:38; a cruz é o nosso próprio fardo e o fardo do nosso semelhante conforme ensina Gálatas 6:2.

Logo entendemos que Deus só estará em nós se amarmos uns aos outros, a nós mesmos e, acima de tudo, a Ele mesmo. Cremos que a prática do amor torna-nos mais cristãos e humanos ao mesmo tempo; menos egoístas e presunçosos; menos fanáticos e preconceituosos; em suma, menos injustos.Se praticarmos o amor, conseqüentemente estaremos praticando o bem, estendendo a mão de ajuda, caminhando de maneira coletiva, partilhando os feitos de Deus, colocando-nos no lugar do “outro”; vivendo de fato o amor bíblico.




Adriano Trajano
Pastor da Igreja Batista em Chã Preta/AL
 
 
Fonte: http://www.pastoradrianotrajano.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, pois é de suma importancia a sua opinião. Continue conosco. Deus te abençoe.

Receba os artigos deste blog por email se cadastrando gratuitamente

Digite seu endereço de e-mail:

Delivered by FeedBurner

25 anos da PIBBANS II