segunda-feira, 19 de outubro de 2009

UMA IMAGEM DE IGREJA A PARTIR DOS 400 ANOS d.C


Dando conectividade aos reflexos históricos acerca da igreja, pretende-se aqui, abordar sobre os quatro primeiros séculos da chamada era cristã. Nesse contexto, percebe-se uma época considerada rica no estudo da igreja, cheia de espiritualidade e ligada às origens bíblicas, procurando de maneira especial resgatar a memória dos apóstolos.

É neste ambiente que a imagem de igreja presente na Bíblia torna-se oficializada, institucionalizada, com todo o seu aparato episcopal, concílial, papal, dogmático e tanto outros legalismos, seguidos de extremas formalidades. Nesse período, a igreja começa a assumir as seguintes características: 1 - Igreja Minoritária - só judeus e gentios; 2 - Igreja Urbana - mais visível e temível; 3 - Igreja Separada - presente só nas margens do império; 4 - Igreja Perseguida – exclusão das autoridades políticas e religiosas; 5 - Igreja de Controvérsias - Contra as heresias da época; 6 - Igreja Oficial - tornando-se católica (Universal).

Compreende-se que houve profundas mudanças no seio da igreja, foi um momento da história muito conturbado, cheio de derramamento de sangue e reformas nas práticas das primeiras comunidades de fé.

Entende-se que nesses 400 anos, a imagem que melhor caracteriza é de uma igreja constituída de pessoas instáveis, com medo de errar e se tornar alvo das ameaças e perseguições dirigidas aos considerados hereges daquela época. Quem pensava diferente, logo era perseguido e morto. A pessoa tinha que se enquadrar num sistema único, eclesiástico e dogmático.

Seguindo o limiar templário do Judaísmo, a igreja segue nas construções das grandes catedrais e numerosos templos espalhados mundo afora pertencentes ao seu patrimônio. Crer-se que a igreja passou a ser o singular lugar para contemplar a glória de Deus, enfrentando as perseguições do “inimigo” em todos os seus aspectos.

Desse modo, é a igreja que foge do mundo, igreja monástica, igreja das montanhas, fugindo de si mesma e da própria história. A espiritualidade no sentindo de afastamento e repulsa ao “inimigo” predomina nas estruturas eclesiais.
Tem-se uma igreja das leis, das discussões teológicas e filosóficas, uma igreja das letras e conveniências patrimoniais e doutrinais, isto ficará explicito no período que se segue.

Adriano Trajano
Pastor da Igreja Batista em Chã Preta/AL

Fonte: http://pastoradrianotrajano.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, pois é de suma importancia a sua opinião. Continue conosco. Deus te abençoe.

Receba os artigos deste blog por email se cadastrando gratuitamente

Digite seu endereço de e-mail:

Delivered by FeedBurner

25 anos da PIBBANS II