terça-feira, 27 de outubro de 2009

Quando o homem cai em si

Texto: Lucas 15: 17-19

Muitos fatos observamos no dia a dia, coisas acontecem ao nosso redor, com vizinhos, na escola, no trabalho, etc. Há coisas que são normais mas outras são anormais. Quando vemos algo anormal, nos chama atenção e chegamos a conclusão que a pessoa que praticou tal ato estava fora de si, perdeu o juízo. As notícias do mundo inteiro giram em torno de coisas anormais. Há muitas pessoas perdendo a noção do que é certo… Quando uma pessoa pratica um determinado ato que é anormal, espera-se que logo volte em si, mas se a pessoa insistir com aquelas atitudes a família a encaminhará para um hospício (lugar preparado para pessoas que estão fora de si). Então podemos chegar a conclusão que as atitudes determinam o estado que a pessoa se encontra. É para esse fato que desejo chamar vossa atenção nesta hora. A Bíblia declara que uma pessoa que vive afastada dos caminhos de Deus, praticando o pecado, está fora de si. A pessoa que durante a sua existência não se preocupa com a vida espiritual, com sua alma, está completamente louca. Jesus diz que o filho pródigo, ao desprezar seu lar, sua família, estava louco, e esta é uma ilustração que mostra a situação do mundo em nossos dias. Cada pessoa está vivendo a vida da forma que deseja, vive como quer, longe de Deus, despreocupado com seu estado espiritual e , as vezes zombando de Deus, achando que escapará impune de tudo que pratica neste mundo. Para Jesus, este é um estado de loucura, de alguém que está fora de si. Isso é ilustrado em outra ocasião, quando um homem havia dedicado toda sua vida para armazenar grãos e satisfeito disse: “Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos, come, bebe, folga, regala-te; mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma e o que tens preparado para quem será?” Para o mundo, para a sociedade, o homem era sábio, mas para Deus ele estava louco, fora de si. Preocupou-se com esta vida e esqueceu-se da eternidade. Precisamos deixar a loucura e cair na real, não podemos viver todos os dias de nossa vida na ilusão de que é assim mesmo. Deus nos convida para cair na real…por que?

I- Porque quando o homem cai em si, compreende que o mundo sempre decepciona

Esta é uma grande verdade em nossos dias, é a verdade comprovada pela própria vida. Precisamos analisar os fatos que estão ao nosso redor, e cair da realidade, então algo vai acontecer conosco. Vamos sair da ilusão e compreender alguns aspectos da vida. Exemplo:
1. QUE AS RIQUEZAS DO MUNDO SÃO PASSAGEIRAS – Há milhões de pessoas que colocam sua confiança em seus bens materiais, vivem em função das riquezas, toda sua vida gira em torno do adquirir do possuir; as vezes chega a prejudicar os outros para conseguir o que deseja. Mas esquece que suas riquezas são passageiras, um dia terá que deixar o mundo e tudo que possui. Levará apenas a roupa do corpo, que não lhe aquece mais e um caixão. Disse Jesus: “O que adianta o homem ganhar o mundo inteiro se perder sua alma? Ou o que daria em resgate de sua alma?”. Quando a pessoa cai em si, compreende que as riquezas deste mundo são passageiras.
2. COMPREENDE QUE SUAS AMIZADES SÃO FALSAS – Quantas pessoas já puderam perceber isso? Pessoas em quem confiaram, em favor de quem dariam a vida, mas depois ficaram decepcionadas porque suas amizades eram falsas, foram traidores da amizade. Quem não teve experiência nesta área? Precisamos ter muito cuidado! Precisamos entender que o mundo sem Deus é capaz de qualquer coisa para nos enganar. Pessoas que prometeram amor (marido e mulher) são capazes de se assassinar, como tem acontecido em nossos dias. Há rapazes prometendo o mundo para namorada, depois que consegue o que quer, dá-lhe um chute e deixa-a na desilusão da vida, abandonada, perdida. Estas são as amizades do mundo. Precisamos ter cuidado, pois as amizades são falsas, são egoístas, só em Jesus podemos encontrar um verdadeiro amigo, amigo mais chegado que um irmão. Que nunca decepciona.
3. COMPREENDE QUE SEUS PRAZERES SÃO MOMENTÂNEOS – Há pessoas que vivem para os prazeres, bebida, sexo, drogas, clubes, etc., e acham que a vida é esta. Se não conseguir estas coisas não está vivendo. E cada dia busca mais, porque precisa de satisfação. E sempre está no fundo do poço. O dia seguinte dos prazeres é doloroso, é angustiante. A bênção do evangelho está em viver consciente de que o mundo não tem nada para dar, só tira tudo de nós; perdemos aquilo que temos de melhor. Quando uma pessoa cai em si, compreende que os prazeres que o mundo oferece são momentâneos e que além disso deixam grandes prejuízos em nossa vida. Quantos acidentes por causa da bebida? Quantos lares destruídos? Quantas crianças abandonadas por causa do sexo livre, e que não conhecem o pai?
4. COMPREENDE QUE A LIBERDADE DO MUNDO É ENGANOSA – Depois de um dia vem outro dia; e nada melhor que o tempo para mostrar como é enganosa a liberdade que o mundo conhece. Aquilo que hoje chamam de liberdade, amanhã terão que chamar de escravidão. Quantas pessoas começaram a beber porque eram livres, donos de suas próprias vidas, hoje não conseguem parar de beber porque são escravos. Onde está a liberdade, porque não deixam o vício? Porque a liberdade foi enganosa e hoje perderam o controle de suas próprias vidas. Assim acontece com o fumo e também com as drogas. Começam porque são livres, mas morrem porque são escravos da falsa liberdade. Muitos começaram na vida sexual porque eram livres, hoje são prostitutas, são adúlteros, separados, homossexuais, mães solteiras, Aidéticos, porque foram escravos de uma falsa liberdade.

II- Quando o homem cai em si compreende que só Deus satisfaz
O mundo, o povo em geral olha para Deus, para o evangelho, e acha isso ridículo, acha que ser crente não vale a pena, que o crente é muito preso, não pode isso, não pode aquilo. Realmente não pode fazer o que lhe prejudica. Deus proíbe aquilo que é prejudicial à nossa vida, ao nosso bem estar. A visão do mundo é diferente da visão de Deus, é por isso que há um contraste entre o que Deus acha e o que o mundo acha. O crente é satisfeito porque vê do ponto de vista divino. Então ele compreende que:
1. NA DISCIPLINA DE DEUS HÁ SABEDORIA – Deus sabe o que faz, Ele conhece o futuro, sabe o que vai acontecer a frente, ele vê as conseqüências de nossos atos do presente. Por isso há coisas que não devemos fazer para o nosso próprio bem estar. O que praticamos não prejudica a Deus, mas a nós mesmos. Deus quer o nosso bem! E isso nós entendemos quando lemos as sagradas escrituras, quando cremos em sua palavra. O mundo sem Deus não vê um palmo a frente do nariz, vive para o presente, não sabendo o que pode acontecer no futuro. É muito claro hoje que a bebida alcoólica, as drogas, o sexo livre, tem trazido drásticas conseqüências. A lei da semeadura ainda está em vigor; ela não falha, nunca, ninguém deixará de colher o que semeia.
2. NO CUIDADO DE DEUS HÁ SUFICIÊNCIA – Ele é o Deus Todo-Poderoso, e deseja o melhor para todos nós seres humanos. Ele cuida de nós, sua palavra é a orientação para vivermos bem conosco e com nosso semelhante.
3. EM SEU AMOR HÁ PERDÃO – Se Deus não estivesse interessado, não teria planejado e executado nossa salvação. Ele sempre esteve e está preocupado com a raça humana. De todas as formas abre caminho para retorno. Ele deseja perdoar nossos pecados, deseja nos dar uma nova vida. Ele ama cada pessoa. Quando o filho pródigo caiu em si, voltou a casa paterna e pediu perdão, e foi perdoado. Essa deve ser sua atitude também, não sei até que ponto você chegou em sua vida, mas você pode voltar agora, caia na realidade e volte para Deus, reconheça seus pecados e peça-lhe perdão. “Se confessarmos nossos pecados Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”.

III- Quando o homem cai em si, compreende que seu destino está em suas mãos
Quem está no céu, soube fazer a melhor escolha de sua vida; quem está no inferno, escolheu para si aquele lugar. Pois Deus não quer a perdição de nenhuma criatura humana, foi por isso que enviou seu filho para morrer em nosso lugar. Quando o homem cai em si compreende que o seu destino está em suas próprias mãos.
1. QUE SÓ ELE É CULPADO DE SUA RUINA – Vemos esta verdade na parábola do filho pródigo. O pai não o expulsou de casa, ele saiu voluntariamente, ele quis sair. Assim tem acontecido em nossos dias, sai da presença de Deus quem quer, quem vive em pecado. O homem está perdido ainda hoje porque quer, e permanecerá perdido enquanto quiser. Cada um é responsável pelo seu estado que se encontra. Se você é um alcoólatra a culpa é sua, Deus não mandou você começar a beber; se você é viciado em drogas ou fumo, a culpa é sua; se você vive uma vida livre na prostituição, a culpa é sua, Deus não mandou começar nesta vida. Você pode ter sido enganado pelo mundo, pelos falsos amigos, pela falsa liberdade, nunca por Deus. Agora você precisa cair na realidade e reconhecer que você é culpado pela sua ruína.
2. VOCÊ PRECISA COMPREENDER QUE DEVE ARREPENDER-SE E VOLTAR PARA DEUS – “E quando caiu em si disse: Quantos empregados de meu pai tem pão em abundância e eu estou morrendo de fome. Levantar-me-ei e irei ter com meu pai e dir-lhe-ei, pai pequei contra o céu e perante ti…” A saída para você é arrepender-se de seus pecados e voltar para Deus agora. Você pode mudar o rumo de sua vida, seu destino está em suas mãos; Deus deseja lhe perdoar os pecados e lhe dar uma nova vida. Venha para Jesus agora, isso depende de você. Faça como fez o filho pródigo: “Pai, pequei contra o céu e perante Ti., já não sou digno de ser chamado teu filho…”.

Conclusão
Você precisa cair na realidade, e entender que tudo neste mundo é passageiro e que só as coisas de Deus são eternas. Aceite a Jesus e mude agora mesmo o rumo de sua vida.


Pr.Cirino Refosco
cirinorefosco@pibja.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, pois é de suma importancia a sua opinião. Continue conosco. Deus te abençoe.

Receba os artigos deste blog por email se cadastrando gratuitamente

Digite seu endereço de e-mail:

Delivered by FeedBurner

25 anos da PIBBANS II