sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Por que existem tantas igrejas evangélicas?

Esta é uma pergunta que não quer calar. Assembléia de Deus, Batista, Presbiteriana, Quadrangular, Metodista são algumas das mais conhecidas. A quantidade de igrejas evangélicas é imensa. Mas Jesus disse que edificaria a sua igreja! Isto leva a crer que exista apenas uma igreja verdadeira. Sendo assim, por que existem tantas igrejas evangélicas?

O que significa igreja?

O termo igreja deriva do grego “ekklesia” que quer dizer “chamados para fora”. Na bíblia o termo igreja é empregado para designar reunião de pessoas e não a organizações ou templos. Quando Jesus disse que edificaria a sua igreja, ele quis dizer que separaria para si povo que ouviria a sua voz.
Com o passar do tempo o termo igreja começou a ser aplicado ao local onde as pessoas se reúnem para cultuar a Deus.

Igreja Local e igreja Universal

Ainda sobre a igreja é importante compreender dois pontos: A igreja local e a igreja universal.
O sentido de igreja local é congregar, pois se trata da reunião dos fiéis em um lugar específico. A Bíblia emprega o plural “igrejas”, a fim de referir às igrejas locais. (AT 9.31; 16.5; Rm 16.4;16.9;2 Cor 8.1; Gl 1.2). Quando está no singular, cita-se a região na qual a igreja local encontra-se.
Igreja universal é o conjunto de todos os salvos em Cristo. No plano eterno de Deus, a igreja universal foi arquitetada por ele antes da fundação do mundo e tem um caráter geral porque inclui todos os cristãos remidos por Cristo, dentre todos os povos.
Fonte: Lições Bíblicas – 1º Trimestre de 2007 – A igreja e a sua Missão - CPAD

Por que existem tantas igrejas?

Para entender bem o motivo de tantas igrejas ou denominações e como elas coexistem, é preciso entender dois pontos fundamentais: A essência do Cristianismo e as posições secundárias.
Na essência do Cristianismo estão as verdades centrais da palavra de Deus, ou seja, aquilo que é importante e necessário para a salvação do homem. Neste ponto as igrejas concordam entre si. Alguns exemplos:
  • A salvação é pela Graça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo.
  • A existência da Trindade: Deus pai, Deus filho (Jesus Cristo) e Deus Espírito Santo.
  • A necessidade de viver uma vida em santidade.
  • Que Jesus veio ao mundo em carne, isto é, ele nasceu e viveu como homem, embora fosse Deus. Isto é um mistério, mas pelo fé aceitamos.
  • Que Jesus morreu na cruz do calvário em nosso lugar, morte substituta.
  • Que Jesus ressuscitou ao terceiro dia, foi para o céu e voltará em breve para buscar a sua igreja.
  • Que a igreja é um organismo divino, tendo Jesus como cabeça e nós como membros.
  • Entre outras.
Nas posições secundárias ocorrem algumas divergências sobre o entendimento e a aplicação de alguns pontos e por este motivo acaba surgindo novas igrejas. Alguns exemplos:
  • Posições teológicas.
  • Modelos administrativos (presbitério, episcopal ou congregacional).
  • Nichos (igrejas com linguagem para jovens, por exemplo).
  • Usos e costumes (tipo de roupa, corte de cabelo, bater palmas, uso de certos instrumentos, ritmos musicais, entre outros).
  • Tradição (muitas igrejas diferem de outras baseada na tradição do pais, região ou credo de seus fundadores).
  • Expansões missionárias (igrejas do Brasil tem missões nos EUA e vice-versa.
  • Entre outras.
É bem verdade que hoje novas igrejas tem surgido por motivos fúteis, como divisões, ambições pessoais de alguns, falta de submissão, entre outros. Nesses casos nós repudiamos.
Quando Lutero decretou a Reforma Protestante ele estava discordando da Igreja Católica nos pontos fundamentais do Cristianismo e não nas questões secundárias.

Todas as igrejas evangélicas estão certas?

Eu não seria leviano para afirmar isso. As igrejas evangélicas são independentes e infelizmente muitas acabam por trilhar caminhos tortuosos. Uma recomendação que faço é que você ao ingressar em uma igreja evangélica procure conhecer a profissão de fé da igreja, ou seja, no que ela realmente crê. Uma vez conhecendo a crença da igreja, verifique se ela pratica o que crê.

Declaração de fé de algumas igrejas.


Fonte: http://www.evangelizacao.blog.br/

2 comentários:

  1. Legal foi bom a consulta.
    Sou da religiao Católica. Infelismente não pratico vou muito pouco as missa. Mas sou temente a Deus e acredito em todos os Santos. 1º Deus é claro. Abraço e bom domingo.

    ResponderExcluir
  2. porque existem tantas igrejas? a resposta é muito simples...não precisava desse textão pra responder.
    A resposta é, Existem muitas igrejas evangelicas, porque é um negócio extremamente lucrativo!
    basta olhar a saida de um culto e ver que os melhores carros são dos pastores e sua turma...
    lamentavel lucrar na fé e na fraqueza do ser humano

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário, pois é de suma importancia a sua opinião. Continue conosco. Deus te abençoe.

Receba os artigos deste blog por email se cadastrando gratuitamente

Digite seu endereço de e-mail:

Delivered by FeedBurner

25 anos da PIBBANS II